ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A originalidade de Mia Couto no programa Páginas de Português

Como já noticiado, no programa Língua de Todos de sexta-feira, 14 de junho (na RDP África às 13h15*; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), é entrevistada Adelaide Monteiro, técnica do Ministério da Cultura de Cabo Verde, sobre a convivência entre a língua portuguesa e o crioulo.

No Páginas de Português de domingo, 16 de junho (na Antena 2, 17h00), Mia Couto é a figura em foco. Fernanda Cavacas, especialista em literaturas africanas de língua portuguesa, comenta a originalidade deste escritor moçambicano, recém-galardoado com o Prémio Camões 2013. Outro tema: como vamos, em Portugal, quanto ao ensino do português e à formação dos professores? A resposta do professor de Literatura Portuguesa e crítico literário António Carlos Cortez.

Finalmente, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, na Antena 1, Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, testa os conhecimentos gramaticais dos ouvintes na rubrica Jogo da Língua.

* Hora oficial de Portugal continental

 


A data de 13 de junho não é apenas dedicada a Santo António; também marca a passagem de mais um aniversário do nascimento de Fernando Pessoa – o 125.º em 2013. A efeméride foi abundante e mediaticamente assinalada, sublinhando a importância do poeta, cuja obra, hoje, tanto contribui para a projeção e afirmação internacionais da língua portuguesa.

 

 


As atualizações do consultório regressam segunda-feira, 17 de junho, mas nas restantes rubricas vão-se disponiblizando novos textos. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata recorda que houve (verbo haver) continua a escrever-se com h. Em O Nosso Idioma, Wilton Fonseca reflete sobre o legado literário e linguístico de Clarice Lispector a propósito da exposição Hora da Estrela, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (texto original publicado no jornal i). Estes e outros textos podem ser consultados pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Se quer saber como apoiar este serviço sem fins lucrativos, de acesso gracioso e universal, clique no botão "Faça aqui o seu donativo (nesta página, em cima, à direita; outras informações aqui). Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos