ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Novas e velhas questões à volta do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa + três atualizações no consultório do Ciberdúvidas

Na rubrica dedicada ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP), destacamos um artigo da autoria do professor Fernando Cristóvão – um dos representantes por Portugal da comissão negociadora do AOLP reunida no Brasil em maio de 1986 – em que o autor elabora um resumo das ideias discutidas no âmbito do AOLP ao longo das quase três décadas que passaram desde o referido encontro.

No consultório, analisamos o significado de borrelhão, a origem da expressão brasileira «deitar e rolar» – que, entre outros contextos, encontramos numa popular canção de Elis Regina – e também o uso da consoante -m no final das palavras da língua portuguesa.

Todas as atualizações disponíveis no Facebook e na aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


É com extremo pesar que recebemos a notícia do óbito, aos 91 anos, do insigne professor Américo da Costa Ramalho, professor catedrático da Universidade de Coimbra cuja carreira académica foi dedicada ao estudo das culturas helénica e latina, e também ao Renascimento português. Como se refere no artigo Novas e velhas questões à volta do Acordo Ortográfico, integrou a delegação portuguesa que, em 1986, negociou no Brasil as bases que levaram, quatro anos depois, ao fim das duas ortografias oficiais da língua portuguesa.

 


A propósito dos «saudosos campos do Mondego», saudamos a classificação da mais antiga cidade estudantil portuguesa, também uma das mais antigas e consagradas da Europa, como Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

 


De modo a continuarmos na senda da divulgação e promoção da língua portuguesa no espaço da lusofonia, e não só, necessitamos da ajuda de todos os que diariamente recorrem a este serviço de acesso universal e gratuito. Para dar o seu contributo, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Mais informações aqui.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos