ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Do uso linguístico ao Acordo Ortográfico

As preposições têm subtilezas de que nem sempre os próprios falantes nativos se dão conta. Por exemplo, «acabar um quadro» não é certamente o mesmo que «acabar com um quadro», porque, no primeiro caso, se diz que se finaliza um trabalho, enquanto no segundo o resultado é a pura destruição desse objeto. Também nem sempre é fácil destrinçar certas palavras que têm afinidade morfológica e semântica; por isso, pergunta-se no consultório: planeamento é o mesmo que planificação? E será correto usar a expressão «em antes de» no lugar de «antes de»? Estas novas respostas e todas as demais em arquivo estão, como habitualmente, acessíveis pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Na rubrica Acordo Ortográfico, inclui-se o relatório da Audição Parlamentar N.º 9-GT-AAAO-XII de 23 de maio de 2013 que o Grupo de Trabalho para acompanhamento da aplicação do Acordo Ortográfico promoveu na Assembleia da República e na qual interveio José António Pinto Ribeiro, ex-ministro da Cultura de Portugal (entre 2008 e 2009). De realçar que Pinto Ribeiro continua a defender a criação, no país, de uma academia da língua portuguesa, mantendo assim o conteúdo de declarações proferidas em meados de 2009, quando ainda era membro do XVII Governo Constitucional de Portugal.

 


Ajude-nos a prosseguir nesta atividade de divulgação e promoção da língua portuguesa no espaço da lusofonia. Para dar o seu contributo a este serviço de acesso universal e gratuito, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). Desde já, os nossos agradecimentos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 25/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos