ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Diário de Vasco da Gama à Índia na lista da Memória do Mundo da UNESCO

O diário da viagem de Vasco da Gama à Índia faz agora parte da lista da Memória do Mundo da UNESCO, a qual já incluía seis documentos portugueses. A autoria deste documento é atribuída a Álvaro Velho e, além de testemunhar, como afirma a UNESCO, «um momento determinante que mudou o curso da história», tem também interesse linguístico. A Biblioteca Pública Municipal do Porto, proprietária do documento, disponibiliza uma edição fac-simile do documento para consulta.

 


Baseado na popular série infantil Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa, o livro Turma da Mônica, uma viagem a Portugal, procura explicar, de forma pedagógica e divertida, as diferenças linguísticas e culturais entre os dois países irmãos separados pelo Atlântico. Neto de portugueses, e apaixonado pela cultura portuguesa, Maurício de Sousa traz as suas personagens até Portugal e insere-as em diferentes situações do dia a dia, procurando estabelecer um paralelismo com o dia a dia brasileiro.

 


Ao consultório continuam a chegar inúmeros pedidos de esclarecimento acerca dos mais diversos aspetos da língua portuguesa. A propósito dos títulos começados pela preposição de, vamos procurar saber qual a origem dos mesmos. Na área do léxico discutimos dois casos; a validade da palavra retreinamento e um caso particular de uso de um estrangeirismo, powerpoints. Esta atualização encontra-se disponível no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


A ajuda dos nossos leitores é imprescindível para darmos seguimento ao nosso trabalho. Para contribuir, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). A língua portuguesa agradece!

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos