ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

As palavras desta língua

No 4.º episódio da 8.ª série do programa Cuidado com a Língua! (RTP1, 4 de fevereiro, às 22h20), dedicado ao campo lexical da olaria, Diogo Infante revela algumas curiosidades linguísticas à volta do barro, da argila e do adobe. Por exemplo, o porquê da diferença entre uma talha e uma ânfora, ou entre argila e barro. Nesta emissão, abordam-se, ainda, os “problemáticos” plurais dos nomes e adjetivos com o na penúltima sílaba: acordos, adornos, encostos, tijolos

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


Um poema de Manuel Alegre, intitulado Uma língua e diferentes culturas, vem somar-se aos muitos textos da Antologia, uma rubrica que reúne o que literariamente se tem dito sobre a importância da língua portuguesa. No consultório, fala-se da fonética do português europeu, dos coletivos que correspondem a criança e da diferença entre teste, exame e prova.

Assinale-se que é agora possível aceder por smartphone a estes e outros conteúdos do Ciberdúvidas, graças a uma aplicação criada com o apoio da Fundação Vodafone. Igualmente no Facebook se disponibilza uma seleção das respostas e dos artigos aqui em linha, incluindo alguns apontamentos em registo áudio.


O Ciberdúvidas passou para uma nova plataforma, mas, infelizmente, a mudança provocou vários erros nas respostas e nos artigos em linha. Perante estes contratempos, apelamos à compreensão de todos os utilizadores deste sítio e pedimos que nos façam chegar informação, sobre eventuais problemas detetados, de uma forma muito simples: mediante a hiperligação colocada no final de cada página visionada.


Para quem se interessa pela língua portuguesa e quer que este serviço se mantenha gratuito, sem fins lucrativos, um grupo de amigos criou em setembro de 2012 a campanha SOS Ciberdúvidas. Porque não participar? Todos os esclarecimentos devem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.



A Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa oferece um leque variado de opções a quem aprende o português como língua estrangeira ou não materna: cursos, testes-diagnóstico, materiais de aprendizagem e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Veja a nossa equipa aqui.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos