ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Expandir o português é também aprender outra língua

1. O programa gratuito de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa atrai cada vez mais interessados. Apesar de a divulgação ter sido mínima, o programa conta já com 61 inscritos, com cerca de 15 pares a funcionar.

A aprendizagem colaborativa desenvolvida pela Ciberescola/Cibercursos consiste em promover encontros no Skype de pares de falantes de línguas nativas diferentes, sendo que um desses falantes tem de ter o português como língua materna. O objetivo dos encontros é que cada um dos elementos do par aprenda a língua do outro, através de sessões de conversação, quando o participante está no nível intermédio de aprendizagem da língua, ou através de um acompanhamento mais regulado, em regime tutorial, no caso de um dos participantes estar ainda no nível elementar.

Depois de se inscreverem através de formulário em linha, a coordenação da Ciberescola organiza os horários dos participantes, apresenta propostas de conversação, assiste ao primeiro encontro dos participantes e, esporadicamente, assiste a sessões intermédias, no sentido de verificar se o programa está a decorrer como previsto. As línguas dos pares que estão a funcionar são: português-inglês; português–francês; português–polaco; português–galego; português–espanhol. Precisa-se de falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco.

2.aqui aqui nos referimos à publicação de Pontapés na Gramática, um novo guia sobre erros e dificuldades da autoria de Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas e docente no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), e da locutora Joana Dias, que juntas mantêm uma rubrica radiofónica com o mesmo nome na Antena 3. Pois bem, o lançamento desta obra é feito no dia 6 de fevereiro, pelas 18h30, no restaurante do El Corte Inglés de Lisboa, piso 7, com apresentação a cargo da jornalista Fernanda Freitas.

3. Regresso à diferença entre aquele e àquele no Pelourinho com um apontamento de Paulo J. S. Barata. No consultório, fala-se de um pormenor ortográfico que pode fazer toda a diferença, de um neologismo e de adjetivos prefixados com multi-. Todos estes conteúdos estão igualmente acessíveis pelo Facebook e através de uma aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.

4. Infelizmente, a mudança do Ciberdúvidas para uma nova plataforma provocou numerosos erros nas respostas e nos artigos em linha, criando uma situação que só lentamente poderemos corrigir. Pedimos, desde já, desculpas aos nossos consulentes, mas, apelando à sua compreensão, gostaríamos que nos fizessem chegar informação sobre os problemas detetados, de uma maneira muito simples: através da hiperligação colocada no final de cada página visionada.

5. Participe na SOS Ciberdúvidas, impulsionada por um grupo de grupo de amigos desde setembro de 2012. Se quer saber mais sobre este movimento, solicite toda a informação pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos