ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua portuguesa discutida em cimeira Angola-Portugal

A primeira cimeira Angola-Portugal, anunciada para o segundo semestre de 2013 pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, vai pôr em primeiro plano o ensino em língua portuguesa. O ministro português prevê o reforço do alargamento da presença portuguesa no sistema educativo e de ensino em Angola, designadamente através do Saber Mais, «um programa de formação de professores angolanos por professores portugueses», salientou, referindo-se ao próximo envio de 30 docentes portugueses. Estarão em foco também o alargamento da escolaridade em Angola, a formação dos professores e a produção de manuais escolares.



Continuamos a fazer fazer eco do debate acalorado que a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 suscita na comunicação social. Assim, em O Nosso Idioma, disponibiliza-se um texto publicado no jornal Público e da autoria do constitucionalista Jorge Miranda. Na rubrica Acordo Ortográfico, dá-se conta da visão do professor universitário Carlos Reis sobre a suposta "suspensão" do AO no Brasil, em artigo originalmente incluído no semanário Expresso. Estes e outros conteúdos encontram-se igualmente acessíveis pelo Facebook e por meio de uma aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.

Entretanto, porque estamos na época do Carnaval, as atualizações do consultório fazem uma curta pausa para regressarem na Quarta-Feira de Cinzas, dia 13 de fevereiro.



O 5.º episódio da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, segunda-feira, 11 de fevereiro, 22h20), é todo ele dedicado ao fado, Património Imaterial da Humanidade, à sua história desde os tempos dos bordéis de Lisboa do século XIX e às muitas palavras com o mesmo radical: fado, fada, falar, facundo, fatalidade, nefando



Como já explicámos, a migração do Ciberdúvidas para uma nova plataforma causou infelizmente numerosos erros na formatação e nas hiperligações das respostas e de outros textos em linha. Pedimos desculpas por esta situação, que só gradualmente poderemos resolver, mas, enquanto isso, agradecemos o envio de informação a respeito de erros detetados através da hiperligação que, para o efeito, se encontra no fundo de cada página visionada.




O programa gratuito de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa conta já com 61 inscritos, com cerca de 15 pares a funcionar, com as seguintes combinações: português-inglês; português-francês; português-polaco; português-galego; português-espanhol. Para alargar esta oferta, são agora precisos falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Inscreva-se e conheça a nossa equipa.



O serviço prestado pelo Ciberdúvidas depende também de si, para continuar a esclarecer dúvidas e a debater questões da língua portuguesa, de forma gratuita e sem fins lucrativos. Por isso, o apelo reiterado: junte-se ao grupo de amigos que criou a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos devem solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 11/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos