ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Mistérios da língua

No 6.º programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 18/02, às 22h20), pergunta-se: porquê rastro, no Brasil, e rasto, em Portugal – sendo a primeira forma a mais vernácula? Mistérios da língua, nesta emissão dedicada ao mundo dos detetives, entre enigmas, mistérios e… anagramas. Outro caso escalpelizado: a diferença entre siglas e acrónimos, e os (muitos) “tropeções” à sua volta.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).

 


Em Portugal, há quem confunda sinonímia com homonímia na comunicação social – revela Wilton Fonseca em mais uma crónica publicada originalmente no jornal i e incluída a partir desta data no Pelourinho. Nas novas respostas, mais uma vez se comenta gentílicos possíveis mas sem uso e avalia-se a formação da palavra concursando, em confronto com concursista. Como sempre, uma seleção dos conteúdos do Ciberdúvidas está também disponível no Facebook e, com o apoio da Fundação Vodafone, numa aplicação para smartphones.

 


Expandir o português é também aprender outras línguas, e, por isso, a Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa promove um programa gratuito de aprendizagem colaborativa que tem tido grande adesão. Para ampliar a oferta de línguas, procuram-se agora falantes de português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e suecoInscreva-se!

 


Criada e impulsionada por um grupo de amigos, prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas, para ajudar este serviço a permanecer gratuito e sem fins lucrativos. Solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com e participe neste movimento.

 


Por causa dos problemas infelizmente causados pela migração para esta nova plataforma, apelamos à compreensão dos nossos consulentes e pedimos-lhes o favor de enviarem informação sobre erros eventualmente detetados, através da hiperligação que, para o efeito, se encontra no fundo de cada página visionada.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos