ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

As palavras de Drummond de Andrade

«Antigamente, os pirralhos dobravam a língua diante dos pais, e se um se esquecia de arear os dentes antes de cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro

Assim evoca Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) um passado infantil, por palavras e expressões de antanho, num texto intitulado Antigamente e incluído na Antologia a partir deste dia. No consultório, comenta-se o uso do adjetivo ordinal quingentésimo e do adjetivo reptiliano.

Recorda-se que uma seleção dos conteúdos do Ciberdúvidas está disponível no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


O 6.º programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 18/02, às 22h20), é dedicado ao mundo dos detetives, entre enigmas, mistérios e anagramas, passando pela diferença entre siglas e acrónimos.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).

 


Graças ao impulso de um grupo de amigos, a campanha SOS Ciberdúvidas visa permitir que este serviço permaneça gratuito e sem fins lucrativos. Para participar neste movimento, solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.

 


Infelizmente, são numerosos os problemas causados pela migração para esta nova plataforma. Por isso, apelando à compreensão de todos os utilizadores, agradecemos o envio de qualquer informação sobre erros eventualmente detetados, através da hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos