ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua, realidade, cultura

Falar e escrever não é só uma questão de seguir regras gramaticais e convenções normativas. É preciso conhecer as realidades mencionadas pela língua, ou seja, é preciso cultura. Justamente a propósito da falta dela, o Pelourinho disponibiliza mais um texto de Wilton Fonseca, publicado no jornal i, sobre a desastrada troca de Serralves, no Porto, por "Serra Alves".

E não será a chamada "resignação" do Papa Bento XVI uma forma anglicizada de referir este acontecimento? A resposta está no consultório, onde se abordam também as relações semântico-referenciais dos nomes próprios Europa, Portugal e Lisboa, os valores aspetuais de certas construções verbais e o uso do verbo silenciar numa situação de protesto.

Há espaço ainda para falar do português de Angola, na rubrica O Nosso Idioma, com um apontamento sobre o verbo manter, como sinónimo de casar e, coloquialmente, já não conjugado como ter.

Estas e outras respostas, com os demais textos aqui em linha, estão igualmente disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Ao contrário do que é habitual, o programa Cuidado com a Língua! não é transmitido na segunda-feira, 25 de fevereiro, na RTP1, por conveniências de programação.

 


Duas iniciativas com interesse para profissionais do ensino do português:

– A Coordenação de Ensino Português na Alemanha informa que está em planeamento já há algum tempo na Universidade de Colónia a introdução de um novo Mestrado de Português (Língua Estrangeira) e Culturas Lusófonas, o qual inclui uma componente pedagógica.

– O Colégio Europeu Astoria (Creche, Jardim de Infância, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo), em Lisboa, está a lançar um ciclo de webinars para toda a comunidade virtual acerca do ensino bilíngue, já a partir de Março, com regularidade mensal.

 


Para o programa de aprendizagem colaborativa (tandem learning), promovido pela Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa, procuram-se falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Falar português é também falar outras línguas! Mais informação aqui.

 


Pedimos desculpas pelos problemas decorrentes da migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma, mas, apelando à compreensão de todos os consulentes, agradecemos que nos comuniquem erros eventualmente detetados, através da hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.


Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas, criada em setembro de 2012 por um grupo de amigos. Todos os esclarecimentos deverão ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos