ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Estudar gramática é crime?

Para o jornalista Luís Osório, em artigo publicado no semanário Sol , em 19/2/2013, o ensino da língua materna é «um crime contra o futuro» e «uma viagem aos infernos». Diz ele: «Na disciplina de Português não se viaja pelo pensamento. Atraca-se num lodo de gramática, campo árido para burocratas da língua que são o prolongamento de tudo o resto.» 

Negando esta visão traumática, Sandra Duarte Tavares considera, nas Controvérsias, que a escrita de bons textos não dispensa nas aulas a explicitação das regras gramaticais. E, no Pelourinho, um apontamento de Paulo J. S. Barata sublinha a importância das noções de sujeito e predicado para o uso adequado da vírgula. Finalmente, no consultório, para sossego dos mais preocupados, revela-se que saber o que são sinónimos não é crime.

Como sempre, pode-se aceder a todos os conteúdos aqui em linha pelo Facebook e por uma nova aplicação para smartphones, criada com o apoio da Fundação Vodafone.


Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas, criada por um grupo de amigos em setembro de 2012. Agradecemos que os pedidos de esclarecimento sobre este movimento sejam feitos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.


Participe no programa de aprendizagem colaborativa promovido pela Ciberescola/Cibercursos e aperfeiçoe os seus conhecimentos de russo, romeno, alemão ou sueco em troca de conversação em português.  Mais informação aqui.


Enquanto procuramos resolver gradualmente os problemas infelizmente provocados pela migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma, apelamos à compreensão de todos os utilizadores e solicitamos que nos comuniquem os erros encontrados mediante a hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 27/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos