ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Festival Literário de Macau reúne o português e o chinês


A segunda edição do Rota das Letras – Festival Literário de Macau realiza-se a partir de 10 de março, contando com mais de 30 autores lusófonos e chineses, de áreas de expressão que vão da literatura ao cinema passando pela música e artes plásticas. Fundado em 2012 pelo jornal Ponto Final, o festival, que tem o apoio da Fundação Macau e do Instituto Cultural de Macau, vê a representação de Portugal assegurada pelo escritor Valter Hugo Mãe, por Dulce Maria Cardoso e pela romancista Deana Barroqueiro. No painel dedicado à literatura e humor estão Rui Zink e Ricardo Araújo Pereira. Mais informação no sítio desta iniciativa.


Jorge Candeias regressa à rubrica Acordo Ortográfico com um texto que traz novos cálculos e novos argumentos para mostrar que, «se [os opositores ao Acordo Ortográfico] usassem os dados todos, a afirmação de que a nova ortografia não aproxima os usos ortográficos na nossa língua tornar-se-ia completamente indefensável porque pura e simplesmente é desmentida pelos números».

Quanto ao consultório, a sua atualização apresenta novos tópicos de discussão: um diminutivo é uma palavra complexa? O verbo demorar tem complemento direto? «Fio dentário» é o mesmo que «fio dental»? Estas e outras respostas, juntamente com os artigos das demais rubricas, estão acessíveis pelo Facebook e por qualquer smartphone, mediante uma aplicação criada com o apoio da Fundação Vodafone.

A Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa oferece um leque diversificado recursos a quem aprende ou ensina o português (língua materna, não materna ou estrangeira). Conheça a nossa equipa e fique a par das nossas inicativas aqui.


No 7.º  programa da 8.º série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 4 de março, às 22h20), depois de duas emissões dedicadas ao Exército e à Marinha, em anteriores séries, é a vez de a Força Aérea dar a conhecer a sua especificidade também na língua. É o caso das expressões «executar voltas», «coordenada geográfica» ou «largar um aluno». E qual é a diferença entre uma aeronave e um helicóptero? E a diferença no aportuguesamento de brevet, em Portugal  e no Brasil? Ou, ainda, a distinção entre colega, companheiro e camarada.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas, criada por um grupo de amigos em setembro de 2012. Agradecemos que os pedidos de esclarecimento sobre este movimento sejam feitos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.


Entretanto, aos consulentes que procuram o esclarecimento de dúvidas ou pretendem enviar comentários, pedimos que não nos contactem pelo Facebook nem pelo endereço da campanha SOS Ciberdúvidas, mas, sim, pelo formulário que, para o efeito, se encontra acessível na opção "Perguntas e Respostas", no cabeçalho destas páginas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos