ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A fotografia em palavras

O fotógrafo português Eduardo Gageiro (na foto) é o convidado especial do 8.º programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 11/03, às 22h52), para falar de fotografia e algum do seu vocabulário mais específico, a começar pelo radical compartilhado por outras palavras do nosso quotidiano: fotogenia, fotógeno, fotogénico, por exemplo.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


Na Montra de Livros, um breve apontamento volta a assinalar a reedição em 2012 do Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa, de Vasco Botelho de Amaral (1912-1980). Trata-se de uma iniciativa dos filhos de Vasco Botelho de Amaral de limitada circulação ainda, esperando-se que ela possa vir a ser disponibilizada em edição comercial. No consultório, comentam-se o neologismo toboágua, a locução «em resultado de», a divisão silábica e a translineação da palavra ideia e a construção concessiva «por mais... que».


Sabe bem receber palavras como as que estão em linha, no Correio, enviadas por um consulente de Angola: são um estímulo para o Ciberdúvidas prosseguir como espaço de discussão e esclarecimento de questões sobre o português.

Mas, face às dificuldades infelizmente causadas pela migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma, reiteramos o apelo à paciência de todos os utilizadores, lembrando-lhes que esta situação só gradualmente pode ser resolvida. E agradecemos o envio de informação sobre erros encontrados pela hiperligação disponível para o efeito, no fundo de cada página visionada.


A viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas, gracioso e de acesso universal, precisa do apoio de quantos o consultam regularmente, por esse mundo fora. Veja aqui a informação sobre a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos suplementares podem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos