ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Fraseologias do português

O projeto Ciberescola, que integra os Cibercursos, inicia agora a edição de uma série de vídeos sobre fraseologias do português. Trata-se de pequenos vídeos destinados a falantes do português língua segunda e que ilustram o sentido de colocações formadas a partir de verbos. Procura-se assim fornecer um instrumento de sistematização e de auxílio à memorização de algumas colocações mais frequentes do português europeu.

O primeiro vídeo é sobre colocações com o verbo fazer.


Por sua vez, o projeto de aprendizagem colaborativa de línguas, que tem sempre o português europeu ou do Brasil como língua de oferta, conta já com 82 inscrições.


No centésimo programa do magazine Cuidado com a Língua! (9.º programa da 8.ª série em curso), apresentado por Diogo Infante e com a locução de Maria Flor Pedroso (RTP 1, dia 18/03, às 22h52), Miguel Monteiro, no papel de pastor, anda à volta das mais sugestivas curiosidades, termos e expressões singulares da língua portuguesa. É o caso do tema de hoje: moiral, rabadão, «levar um capote»… Mas, também, sobre alguns “tropeções” mais “mediáticos”. Por exemplo, na pronúncia das palavras gratuito, circuito ou fortuito.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).

 


Nesta atualização:

– "Em nome do direito à memória" é o projeto de que aqui se fala, a propósito de um vídeo já disponível sobre o poeta cabo-verdiano Ovídio Martins (1928-1999);

– fica em linha, no Pelourinho, mais uma crónica de Wilton Fonseca, publicada originalmente no jornal i;

– a propósito de uma canção angolana, o jornalista e professor Edno Pimentel comenta, na rubrica O Nosso Idioma/Português em Angola, a troca do me reflexo por se (crónica proveniente do jornal Nova Gazeta);

– esclarecem-se dúvidas sobre a locução «a preto e branco» (ou «em preto e branco» no Brasil) e a diferença entre saudar e cumprimentar.


O apoio de quantos consultam regularmente o Ciberdúvidas é fundamental para este serviço continuar gracioso e de acesso universal. Consulte aqui a informação sobre a campanha SOS Ciberdúvidas e peça todos os esclarecimentos suplementares pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos