ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Aprender português na África do Sul... ou por videoconferência

Da África do Sul, vêm boas notícias, porque vai abrir em 2014 mais um leitorado de Português, desta vez, na Universidade de Pretória. Mas, para quem não fala o português desde o berço, não é preciso viver naquele país africano nem esperar muitos meses: até 11 de abril, está aberto o período de inscrições para novos cursos de Português (língua estrangeira), por videoconferência, os quais decorrerão de 15 de abril a 26 de junho a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações nas Notícias, na rubrica Ensino e no Facebook. A ficha de inscrição encontra-se nas páginas da Universidade Lusófona do Porto.


 

Outra boa novidade é a publicação da obra completa do Padre António Vieira (1608-1697), o grande mestre da prosa e da oratória em língua portuguesa. A apresentação dos três primeiros volumes faz-se neste dia, 4 de abril, às 18h00, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, e , no Porto, em 5 de abril, às 18h30 na Casa da Música, por Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


No consultório, esclarecem-se dúvidas sobre o uso do hífen com o prefixo pós-, a pronúncia do apelido Cortes e a acentuação do elemento de composição -gnosia. Recordamos que o acesso aos conteúdo do Ciberdúvidas também se faz igualmente pelo Facebook ou por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


 

SOS Ciberdúvidas, assim se chama a campanha que visa assegurar a continuação deste serviço gratuito e de livre acesso. Se também quer participar neste movimento, agradecemos que solicite todos os esclarecimentos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos