ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Curiosidades linguísticas à volta da pastorícia

O magazine Cuidado com a Língua! (9.º programa da 8.ª série em curso na RTP 1, dia 18/03, às 22h52) chega ao centésimo programa, desta vez, andando à volta das mais sugestivas curiosidades, termos e expressões singulares da língua portuguesa, como: moiral, rabadão, «levar um capote». Também seão focados “tropeções” mais “mediáticos”, na pronúncia das palavras gratuito, circuito ou fortuito.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).

 


Quando se usa salvar, o particípio passado é salvado, ou salvo? «No final do jogo», ou «ao final do jogo»? As respostas a estas dúvidas estão no consultório, igualmente acessível pelo Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone). 


O projeto Ciberescola/ Cibercursos está a editar uma série de vídeos sobre fraseologias do português destinados a falantes do português língua segunda e que ilustram o sentido de colocações formadas a partir de verbos. Procura-se assim fornecer um instrumento de sistematização e de auxílio à memorização de algumas colocações mais frequentes do português europeu. O primeiro vídeo é sobre colocações com o verbo fazer.


 


A continuação do Ciberdúvidas e do serviço que presta, de acesso gracioso e universal, passa pelo apoio generoso de quantos o não dispensam, por esse mundo fora. É a razão da campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos suplementares podem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos