ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ainda «em Chipre»: Nicósia

Continuando Chipre na ordem do dia, nota-se que em Portugal a comunicação social hesita quanto à maneira de pronunciar o nome da capital deste país. Recordemos que a grafia é Nicósia, e que a palavra se pronuncia com acento tónico na sílaba --. Não se diga, portanto, "Nicosía", como calhou ouvir no noticiário da noite de um dos canais generalistas – mesmo que em inglês soe aproximadamente assim, ou que, na forma grega ???????? (transliterada como Lefkosía), a sílaba -si- tenha proeminência sobre as restantes.


No Pelourinho, Paulo J. S. Barata dedica um breve apontamento a uma velha e irritante confusão. Passando ao consultório, torna-se a avaliar o uso de topónimos estrangeiros, comenta-se um significado particular do pronome outro e recorda-se a noção tradicional de complemento circunstancial. Estes e outros conteúdos estão também acessíveis no Facebook e por meio de uma aplicação para smartphones (apoio da Fundaçao Vodafone).


A quantos nos consultam de todas as partes do mundo, um apelo: participem na campanha SOS Ciberdúvidas e contribuam para assegurar a continuação do Ciberdúvidas como serviço de acesso gracioso e universal. Todos os esclarecimentos suplementares podem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos