ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua e padrão em Angola

Ouvem-se algumas vozes de Angola sobre como definir atualmente o português. Por exemplo, a do escritor Arlindo Barbeitos, que, na XXII Feira Internacional do Livro de Cuba, realizada entre 4 de fevereiro e 10 de março de 2013, defendeu a valorização das formas de falar angolanas, embora respeitando as regras gramaticais; e, em jeito não isento de polémica, declara que «o português de Portugal não é padrão, e, sim, uma variante da língua portuguesa», porque nesta, «tal como no inglês, não há língua padrão, há simplesmente regras que nós temos de conhecer». E acrescenta: «Que eu diga naturalmente, na linguagem coloquial, "eu vou na minha casa", nada tenho contra isso. Essa é a tradução directa da nossa língua. Mas quando escrevo um texto oficial, então escrevo um português correcto, obedecendo às regras gramaticais, como fazem também os brasileiros» (manteve-se a ortografia original).


Entretanto, para quem tem o português como interesse (profissional ou não), vale a pena noticiar que o sítio Linguee, especializado na tradução, alargou agora o seu banco de dados à combinação do português com o espanhol, o francês e o alemão, para além do inglês, que já disponibilizava.


As novas perguntas em linha centram-se no prefixo mini-, na sigla TPC e no galicismo gare. Como sempre, as respostas e demais conteúdos do Ciberdúvidas encontram-se igualmente disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


A Ciberescola e os Cibercursos facultam o acesso a recursos diversificados para aprender ou ensinar português: cursos, testes-diagnóstico, novos exercícios e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Obtenha mais informações aqui ou aqui e veja também o primeiro de uma série de vídeos sobre fraseologias do português.


De modo a garantir a continuação do Ciberdúvidas como serviço de acesso gracioso e universal, foi criada a campanha SOS Ciberdúvidas para quantos o consultam por esse mundo fora. Sobre este movimento, peça todos os esclarecimentos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com e participe!

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos