ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberescola promove cursos de Português Língua Estrangeira

Continua aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Pormenores aqui e aqui.


Marcando o tricentenário da publicação do Vocabulário Português e Latino, de Rafael Bluteau (1638-1734), o investigador português João Paulo Silvestre elaborou A Língua Iluminada – Antologia do Vocabulário de Rafael Bluteau, cujo lançamento se realizou em 13 de março último, no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal. Um apontamento, em linha na rubrica Montra de Livros, assinala o aparecimento desta antologia. Ficam como sempre disponíveis para consulta as muitas respostas e os muitos documentos em arquivo, aos quais igualmente se pode aceder pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

Entretanto, o consultório faz uma pausa no período da Páscoa, para regressar na terça-feira, dia 2 de abril.


No 11.º programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, dia 1 de abril, às 22h52), pergunta-se: o que é uma necropsia? E o humor vítreo? E o conteúdo gástrico? É a oportunidade para falar de procedimentos, provas, vestígios  e casos recolhidos e tratados no mundo das palavras das ciências forenses e da investigação de um qualquer crime ou morte não natural, a pretexto de uma visita ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


 

A revista Língua Portuguesa dá conta da polémica também gerada no Brasil a respeito da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990: Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, reagindo a certas críticas, em especial, as do movimento Acordar Melhor, lembra que «o Brasil não mediu esforços em implementar as novas regras, por todas as razões pedagógicas, culturais, políticas e de prestígio internacional de que se reveste este esforço para alcançarmos, todos, a unidade essencial da língua portuguesa, nesta área»;  Aldo Bizzocchi fala na «defesa do indefensável» e observa que «muitas críticas pertinentes que se têm feito à nova ortografia demonstram que esta não tem nada de perfeito, mas pode ser melhorada, e muito». Outra voz crítica é a de Cláudio Moreno, que no sítio Sua Língua, explica por que razão considera a reforma ortográfica «um desastre que resultou de uma trágica sequência de erros e omissões» (ver também aqui e aqui).


Manter este serviço, prestado pelo Ciberdúvidas, de acesso gracioso e universal é a razão do apelo à volta da campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos devem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/03/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos