ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Donativos para o Ciberdúvidas possíveis também pelo serviço PayPal

Já é possível contribuir com donativos para o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa utilizando o serviço PayPal.  Esta opção, que está integrada no botão “Faça aqui o seu donativo”, já se encontra ativa.

Para outras formas de apoio à viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos,  que desde já muito agradecemos, recordamos aqui os devidos esclarecimentos.

 


Mantém-se aberto, até 11 de abril, o prazo de inscrição nos novos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), por videoconferência, a decorrerem entre 15 de abril e 26 de junho a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. A ficha de inscrição encontra-se nas páginas da Universidade Lusófona do Porto. Para dúvidas sobre horários, consultar a rubrica Ensino. Outras informações no Facebook.

 


No consultório, os neologismos são o centro das atenções: estão bem formadas e têm uso as palavras suicidalidade e genocidário? Comenta-se ainda uma expressão coloquial: «estás o máximo!». No Pelourinho, aludindo ao bom ou mau tempo que faz (e não só), Paulo J. S. Barata regressa a um erro recorrente, o equívoco entre as preposições sob e sobre. Estes e outros conteúdos aqui em arquivo estão acessíveis pelo Facebook ou por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Assinale-se, no contexto da grave crise financeira, económica e social que assola Portugal e outros países europeus, o emprego cada vez mais frequente do termo maturidade, relativo ao período durante o qual se procede ao reembolso de um empréstimo e ao pagamento dos respetivos juros (p. ex. num título «Cumprimento do programa necessário para decisão sobre maturidades»). Sobre esta palavra, consultar uma resposta em linha desde 2011 com o título Sobre o uso de «data de vencimento» e maturidade.

 


No 12.º e penúltimo programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (na RTP 1, dia 8/04, às 22h52), define-se a diferença entre um carpinteiro e um marceneiro. E qual é a familiaridade entre as palavras prumo e chumbo? E entre móvel (peça de mobília) e móbil? Ou, ainda, a razão de ser da expressão «ter bicho carpinteiro». Finalmente: «Uma das partes que mais trabalho me dá», ou «uma das partes que mais trabalho me dão»?



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos