ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Último programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua!: 2.ª-feira, 15/04, RTP 1

O geólogo Galopim de Carvalho é o convidado do último programa da 8.ª série do magazine Cuidado com a Língua! (na RTP 1, dia 15/04, às 22h45), apresentado por Diogo Infante e dedicado aos mais sugestivos termos, expressões e curiosidades (e “alçapões”, também…) da língua portuguesa. Tema desta emissão: uma viagem ao tempo dos dinossauros. Ou será, antes, “dinossáurios”? Falar-se-á, ainda, de Darwin e do mundo do Museu  Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45; na RTP África, aos domingos, às 11h00; na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45; na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).


troicaE porque é impossível fugir ao tema da crise em Portugal, sabe-se que a documentação produzida no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira acordado em 2011 entre o governo português e a chamada "troica", isto é, a Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), está a ser alvo de contestação também por motivos linguísticos. Com efeito, foi remetida ao provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, a petição Tradução Já, para análise da inconstitucionalidade da "não disponibilização, atempada e em língua portuguesa, do Memorando de Entendimento, suas atualizações, e documentos relacionados”. O constitucionalista Jorge Miranda é um dos signatários.


 

Como explicar a diferença entre «em casa» e «na casa» a quem não tem o português como língua materna? Como mencionar num texto as letras do alfabeto? Qual o plural do termo táxon? São estas as questões propostas pelo consultório neste dia. Recorde-se que o acesso a estes conteúdos também pode ser feito pelo Facebook ou mediante uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


A opção que permite donativos para o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa pelo serviço PayPal já se encontra integrada e ativa no botão “Faça aqui o seu donativo” (ver nesta página em cima, à direita). Para outras formas de apoio à viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos, recordamos aqui os devidos esclarecimentos. A quantos nos têm apoiado ou vierem a apoiar, os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos