ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Vozes femininas da literatura portuguesa

Duas boas notícias acerca do reconhecimento de duas vozes femininas da literatura portuguesa no mundo. A primeira, Florbela Espanca, vai ser celebrada, já no próximo ano, na produção teatral «Espanca – Eu não sou de ninguém». A peça, encenada por Roberto Merino, centra-se na vida e obra da escritora, procurando de igual modo dar a conhecer outras vozes da literatura portuguesa, tais como Fernando Pessoa, José Carlos Ary dos Santos e Bocage. Já a segunda celebrada, Lídia Jorge, foi considerada pela revista francesa Le Magazine Littéraire uma das 10 grandes vozes da literatura estrangeira. Sobre a autora de O dia dos prodígios (1979) e de A costa dos murmúrios (1988), escreve a professora universitária Maria Graciete Besse que «Lídia Jorge invoca, de uma forma polifónica, os múltiplos estratos do século XX português, privilegiando o olhar das mulheres sobre uma sociedade patriarcal, antes de mais frio, depois atormentado» .


Interrompido até setembro, o consultório continua a receber atualizações de respostas que aguardavam publicação. É o caso, neste dia, de uma dúvida em torno do uso dos termos composto e compósito e, ainda no domínio do léxico, da diferença entre os verbos matar e abater aplicados a animais. Igualmente atualizado fica o Pelourinho com um novo texto de Paulo J. S. Barata sobre um erro de ortografia na expressão, já de si redundante, «exéquias fúnebres».


Em resultado das dificuldades técnicas sentidas durante os últimos meses, está ainda em curso a mudança do Ciberdúvidas para a sua anterior plataforma, criada pela empresa Janseen Web, LLC, mantendo embora no essencial o grafismo adotado em janeiro de 2013. Agradecemos aos nossos consulentes o envio de qualquer informação, a respeito de anomalias eventualmente detetadas, pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.


O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, serviço universal e gratuito de divulgação e promoção da língua portuguesa nos quatro cantos do mundo, mantém o seu pedido de ajuda a todos os que diariamente o consultam. De modo a dar o seu contributo basta tão-só carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Mais informações aqui. Como sempre, os nossos  irrevogáveis agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/08/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos