ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Mais chineses a aprender português em Lisboa

Chineses são quem mais frequenta os cursos de Verão de português da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ao todo, registou-se um aumento de trinta por cento na procura de cursos de português para estrangeiros durante o mês de agosto. As razões e os pormenores deste acréscimo de interesse na aprendizagem da língua portuguesa por estrangeiros, nesta peça emitida pela TSF. E nesta outra no Telejornal da RTP1.

Em sentido inverso são os números mais recentes da rede de Ensino de Português no Estrangeiro, que perde este ano 30 professores em relação a 2012.

Cabe, a propósito, recordar o papel, que tem vindo a crescer de importância, da Ciberescola da Língua Portuguesa, que desde 2011 organiza diversos cursos de PLE em regime de videoconferência.

Mais recentemente, ficou disponível um vídeo que dá a conhecer o modo como as aulas são aplicadas, a organização das turmas e detalhes acerca dos materiais necessários para realizar os cursos. O vídeo, em inglês, que aqui se reproduz também pode ser visto na secção Ensino do Ciberdúvidas.

 

 




 

 

Já se encontra disponível o relatório final do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em Portugal, aprovado em 30 de julho de 2013 na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República. Sobre este assunto e, em particular, tudo sobre o Acordo Ortográfico, consulte-se a rubrica a ele dedicada especificamente, aqui.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 9 de agosto (RDP África, 13h15*), a professora Carmen Lúcia Tindó, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, discorre acerca da língua portuguesa e dos escritores brasileiros contemporâneos. No Páginas de Português de domingo, dia 11 (Antena 2, 17h00*), Maria Antónia Espadinha, diretora do Departamento de Português da Universidade de Macau, aborda o ensino do português na República Popular da China, nomeadamente nas dezasseis universidades que atualmente o lecionam. 

* Hora de Portugal continental.


No mês de agosto, pelos motivos já expostos, o consultório faz uma pausa, retomando a sua atividade em setembro. No entanto, sempre que tal se verificar, daremos notícia da entrada de novo material em linha nas demais rubricas do Ciberdúvidas.


 Para dar o seu contributo à campanha SOS Ciberdúvidas basta carregar no botão  «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Os nossos agradecimentos a todos quantos têm contribuído para a manutenção deste serviço universal e sem fins lucrativos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/08/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos