ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Luzes e sombras à volta da língua portuguesa

1. De férias e com o consultório interrompido até ao próximo mês de setembro, deixamos desde esta data um novo texto do professor Edno Pimentel, publicado no jornal angolano Nova Gazeta, à volta dos usos do português no seu país. Maus usos como é o caso particular desta frase: «Estão a te chamar no chefe».


 

 2. Fica também a referência a este novo projeto jornalístico, que nos chega da Galiza: Luzes. Será mensal, editado em papel, a partir do próximo outono, de forte componente cultural. Trata-se de uma iniciativa, entre outros dinamizadores, do escritor, poeta, ensaísta e jornalista galego Manuel Rivas, que na sua versão da Internet prevê a inclusão de conteúdos em português, para além dos que forem publicados em galego e em espanhol.


 

3. Terceiro registo para a campanha SOS Ciberdúvidas, na qual apelamos à generosidade de quantos, por esse mundo fora, reconhecem a importância deste espaço de esclarecimento, informação e debate à volta da língua portuguesa em toda a sua diversidade geográfica. Mais informações disponíveis no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Os nossos agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/08/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos