ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Parlamento português debate petição a pedir o abandono do Acordo Ortográfico

O parlamento português decidiu levar a plenário uma petição para desvincular Portugal do Acordo Ortográfico, entregue em Abril na Assembleia da República por 6212 subscritores. Afirma o deputado relator Michael Seufert no relatório da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, onde foi decidido levar a plenário a petição, que «tirando os académicos envolvidos na elaboração do próprio Acordo, é difícil encontrar uma opinião da academia portuguesa favorável ao acordo – por razões variadas».


 

Sexta-feira, dia 19 de julho, no programa Língua de Todos (na RDP África às 13h15 – hora de Portugal continental –, com repetição no sábado, dia 20, após o noticiário das 9h00), Sandra Duarte Tavares analisa os adjetivos soalheiro e solarengo a propósito dos dias de sol, que por estes dias se vão, radiosamente, sentindo em Portugal. Outro esclarecimento; «a ovelha ranhosa da família», ou «a ovelha ronhosa da família»? E porque é que se deve dizer os média e não os mídia?


 

Em época de férias, e a preparar a reestruturação da sua plataforma, o Ciberdúvidas fecha o seu consultório até setembro. Para esclarecimentos acerca de qualquer outra matéria concernente ao Ciberdúvidas, poderá comunicar connosco por meio dos contactos indicados nesta página.


 

Ciberescola da Língua Portuguesa, ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais, encontra-se em processo de recrutamento de colaboradores. Os interessados devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos. Para mais informações, contacte-nos.


 

Espaço único na rede, consagrado à divulgação e reflexão da língua portuguesa e das literaturas que fazem do português o seu veículo de comunicação com leitores de todo o mundo, o Ciberdúvidas há muito que se afigurou como um espaço ímpar, universal e gratuito, junto daqueles que diariamente o consultam. No entanto, as dificuldades financeiras que sobre nós se abateram colocam em risco a continuidade do nosso trabalho. A ajuda dos nossos leitores é imprescindível para darmos a volta a esta situação. Para contribuir, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Mais informações aqui. A simpatia e a generosidade dos nossos leitores continuam a merecer o nosso mais profundo agradecimento.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos