ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Segredos, armadilhas e equívocos no português

Tal como anteriormente anunciado, as atualizações regulares do consultório regressam no dia 9 de setembro, mas, entretanto, informamos que já se encontra disponível o formulário para o envio de perguntas. De perguntas, voltamos a insistir, sempre e só se elas não estiverem já esclarecidas nalguma resposta anterior – entre as mais de 40 mil permanentemente disponíveis no vasto e diversificado arquivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. As demais secções continuam a receber novos artigos, como é o caso, neste dia, da rubrica Pelourinho, onde Paulo J. S. Barata aborda o recurso ao curioso estrangeirismo empochar.


 

O programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 6 de setembro (RDP África, 13h15*, com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), é dedicado às muitas interrogações suscitadas pelos segredos, pequenas armadilhas, até equívocos que caracterizam o português. «Estandardizado» ou «padronizado»? É correta a expressão «cumprir com as obrigações»? E que dizer de «mal e porcamente»? No Páginas de Português de domingo, dia 8 de setembro (Antena 2, 17h00*), o professor Fernando Cristóvão, autor do Dicionário Temático da Lusofonia (2005), vai explicar alguns dos aspetos mais controversos à volta do termo lusofonia. Vilipendiada ou cortejada, que dizer da lusofonia? Será que anda de «mãos pensas», como escreve o brasileiro Carlos Drummond de Andrade no seu poema A Máquina do Mundo?

*Hora de Portugal continental.


Renovamos o nosso apelo à ajuda de todos quantos diariamente nos consultam. De modo a dar o seu contributo ao Ciberdúvidas e a manter ativo este serviço de acesso universal e gratuito, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informação aqui). Os nossos agradecimentos antecipados.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos