ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Consultório do Ciberdúvidas regressa na segunda-feira, 9 de setembro

Como fomos assinalando, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa retoma as atualizações do consultório já na segunda-feira, 9 de setembro, e, para tanto, relembramos que o formulário já se encontra disponível para o envio de questões e comentários. Enquanto isso, assinalamos duas novas atualizações. No Pelourinho apresentamos mais um texto de Paulo J. S. Barata, no qual se revisita a confusão entre o adjetivo afim e a locução conjuntiva «a fim de». Já na rubrica O Nosso Idioma, Edno Pimentel analisa o uso, nos media angolanos, do corónimo Côte d'Ivoire em lugar da designação consagrada em português para este país africano, Costa do Marfim. E, a propósito do jogo de futebol Irlanda do Norte-Portugal, lembramos uma recorrente dúvida (e imprecisão) sobre a pronúncia, em português europeu, do nome próprio do "capitão" da seleção portuguesa, Ronaldo: /runaldu/ ou /rónaldu/? Vide, também, o Prontuário Sonoro da RTP.*

* No Brasil, geralmente "rônaudu", mas em certas regiões é possível "rónaudu".


Vai ter lugar em São Paulo, entre os dias 19 e 22 de setembro, a primeira edição do Festival Internacional Pauliceia Literária, com apoio do Instituto Camões e da embaixada de Portugal no Brasil. A iniciativa reúne 32 autores – portugueses, brasileiros e de outros países –, e inclui debates, oficinas literárias, grupos de leitura e um concurso literário. Portugal é representado pelos escritores Valter Hugo Mãe, Pedro Rosa Mendes, Inês Pedrosa e Jerónimo Pizarro, conhecido investigador pessoano, de origem colombiana e vencedor do último Prémio Eduardo Lourenço. Esta primeira edição do festival pretende, ainda, homenagear a escritora brasileira Patrícia Melo.


A propósito do Brasil, uma chamada de atenção para a reportagem que a revista brasileira CartaCapital (edição 79, de setembro) dedica a páginas da Internet de intermediação entre alunos e professores. Aí se inclui uma referência ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, na qual se dão a conhecer aspetos da sua atividade e das páginas a ele associadas, a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos, as quais visam apoiar o ensino do português (língua materna e língua segunda/estrangeira).


O programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 6 de setembro (RDP África, 13h15*, com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), é dedicado às muitas interrogações suscitadas pelos segredos, pequenas armadilhas, até equívocos que caracterizam o português. No Páginas de Português de domingo, dia 8 de setembro (Antena 2, 17h00*), o professor Fernando Cristóvão, autor do Dicionário Temático da Lusofonia (2005), vai explicar alguns dos aspetos mais controversos à volta do termo lusofonia.


 SOS Ciberdúvidas é a campanha pela continuação deste espaço à volta da língua portuguesa na sua múltipla diversidade dos oito países que a têm como idioma oficial. Para o contributo que se pede, e desde já agradecemos, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). 

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 06/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos