ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Neologismos em avaliação

Entre os empréstimos e as formas que o sistema morfológico do português permite produzir, os neologismos passam a custo pelo crivo do juízo normativo. É esta dificuldade que constitui o tema de duas novas respostas em linha no consultório, uma sobre o arrevesado vocábulo "imphotoshopeável" e outra a respeito do verbo não atestado semanalizar. Uma terceira resposta não foge ao mote neológico: como configurar um novo gentílico, por exemplo, o correspondente a Aldeia Viçosa (Guarda, Portugal)?

Estes e outros conteúdos estão, como sempre, acessíveis para consulta através do Facebook.


 Uma língua expande-se e consolida-se com incentivos. Em Moçambique, o prémio literário da Associação Karingana wa Karingana (expressão que, em ronga, significa «era uma vez»), criado com apoios da Universidade do Minho e da Fundação Calouste Gulbenkian para promover a língua portuguesa, foi atribuído a Edna Elias Mavila, aluna da Escola Secundária de Nampula. Com este prémio, o júri, presidido por Mia Couto, possibilita à vencedora a realização de estudos naquela universidade do Norte de Portugal, durante três anos.


 Para continuar na sua missão de esclarecimento e debate de questões sobre língua portuguesa, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa não dispensa a preciosa ajuda de quem o consulta regularmente. Como apoiar este serviço sem fins lucrativos, gratuito e de livre acesso? Basta carregar no botão "Faça o seu donativo" (em cima, à direita; mais informação aqui). Agradecimentos antecipados.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos