ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Composição, sintaxe e género

As palavras compostas são um tema que suscita frequentemente dúvidas junto dos consultores do Ciberdúvidas. Uma vez mais, retomamos, no Consultório, o tema por intermédio da construção do plural e do feminino dos adjetivos compostos jurídico-político e económico-social. Analisa-se também o uso da locução coordenada disjuntiva «quer… quer» e ainda o género da palavra agravante.

Na rubrica Pelourinho, Wilton Fonseca observa a redundância do uso de artigos definidos em títulos de jornais estrangeiros que já incluem um artigo.

Todas as atualizações do Ciberdúvidas encontram-se disponíveis, como de costume, no Facebook, assim como em aplicações próprias nos smartphones.


No programa Língua de Todos, de sexta-feira, 13 de setembro (RDP África, 13h15*, com repetição no sábado, dia 14, depois do noticiário das 9h00), aborda-se a atual crise em Portugal com uma dúvida: precaridade, ou precariedade? Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas, responde a esta e a outras perguntas. Na rubrica quinzenal Palavrose, da autoria de Ana Martins, propõe-se uma variação da máxima de Descartes: «Loquor ergo sum» – ou seja, «falo, logo existo».

Já no programa Páginas de Português, de domingo, dia 15 de setembro (Antena 2, 17h00*), o tema em foco  são as conclusões do Relatório de Atividades do Grupo de Trabalho da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação do Acordo Ortográfico, com uma entrevista a Miguel Tiago, deputado do Partido Comunista Português. Outro tema em destaque será a abertura do ano letivo 2013/2014 em Portugal, com comentário de Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português.

* Hora de Portugal continental.


Para continuar o serviço que aqui se presta, de esclarecimento, debate e divulgação da língua portuguesa no mundo e, em particular no mundo que tem o português como idioma oficial, o Ciberdúvidas não pode deixar de contar com a preciosa ajuda de todos quantos o consultam diariamente. Basta, para isso, um simples clique no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direta). Mais informações aqui. Os nossos antecipados agradecimentos.  

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos