ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ferreira Gullar e Helder Macedo à conversa sobre a língua portuguesa

 

Neste dia, podemos ler, na rubrica O Nosso Idioma, uma conversa entre Ferreira Gullar (foto à esq.) e Hélder Macedo (foto à dir.), moderada pelo jornalista João Paulo Cotrim e publicada na revista Up Magazine, em que, a propósito do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, se celebra a língua comum a ambos os países. Ainda na mesma rubrica, o professor Edno Pimentel fala-nos acerca do uso do termo “mbora” em Angola. Na rubrica Antologia, publicamos um texto de José Luís Peixoto em que este escritor português fala da sua relação com a sua língua materna. E, no Pelourinho, Paulo J. S. Barata não perdoa duas vírgulas mal colocadas a um semanário português.

Finalmente, no Consultório, abordam-se questões relativas à maiusculização, à origem de um topónimo e de um sobrenome, à diferença entre nasalidade e nasalização e, por fim, ao substantivo “filómato”.

Todas as atualizações estão disponíveis também no Facebook e numa aplicação própria para smartphones.


Histórias Magnéticas é um projeto musical português dedicado à narração de histórias infantis, dirigidas a um público entre os 6 e os 10 anos, sob a forma de história-concerto. Formado pelo guitarrista Sérgio Paulo, e com a voz da atriz Isabel Galvão, este projeto faz uma digressão em Timor-Leste entre os dias 26 e 28 de setembro, em Díli e Maubara. Em Timor, o grupo apresenta os espetáculos Enquanto o meu cabelo crescia e O meu primeiro Dom Quixote. Mais informação aqui.

 


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 13 de setembro (RDP África, 13h15*, com repetição no sábado, dia 14, depois do noticiário das 9h00), Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas, responde a várias perguntas, e Ana Martins assina a rubrica Palavrose. Quanto ao programa Páginas de Português de domingo, dia 15 de setembro (Antena 2, 17h00*), fala-se nele das conclusões do Relatório de Atividades do Grupo de Trabalho da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação do Acordo Ortográfico, e da abertura do ano letivo 2013/2014 em Portugal.

* Hora de Portugal continental.


A manutenção deste serviço, universal e gratuito, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa no mundo – e em particular no mundo lusófono – precisa do apoio de quantos o consultam regularmente. Para tal, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). Os nossos antecipados agradecimentos pela generosidade para com o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos