ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O impacto tecnológico na aprendizagem da língua

Na semana em que milhares de alunos, em Portugal, regressam à escola, discute-se a crescente importância das novas tecnologias no processo de aprendizagem. Presença incontornável nos dias que correm, os novos meios de comunicação, e em particular as redes sociais, começam a ser pensados como uma poderosa ferramenta ao dispor das escolas e dos professores. Entretenimento ou ferramenta pedagógica, esta é, com certeza, uma área que, não num futuro muito distante, verá novos desenvolvimentos. Também o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, de há algum tempo a esta parte, se associou a esta nova realidade. Recorde-se que os Cibercursos da Língua Portuguesa disponibilizam gratuitamente um conjunto de materiais auxiliares destinados ao ensino do português tanto como língua materna como como língua estrangeira/segunda. Ao mesmo tempo, a Ciberescola da Língua Portuguesa, que no passado ano letivo concluiu o seu primeiro ano de trabalho no ensino básico em Portugal, desenvolve um projeto de ensino em regime e-learning junto de alunos falantes não-nativos de português.


 

No Consultório discutem-se os topónimos Moldávia/Moldova, a origem da expressão «na corda bamba» e, ainda, o uso das palavras demanda, renda, atender e quadra desportiva.

Todas as atualizações disponíveis no Facebook e numa aplicação para Smartphones.


 

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, plataforma de acesso universal e gratuito, dedicada à promoção e à divulgação da língua portuguesa em todo o mundo, sobretudo nos países que a partilham como língua comum, precisa do apoio de todos os seus consulentes. Para dar o seu contributo, basta um simples clique no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). Como sempre, os nossos agradecimentos a todos quantos nos fazem chegar a sua inestimável ajuda.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos