ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

As siglas não têm plural

No decorrer da campanha para as eleições autárquicas que vão realizar-se em Portugal em 29 de setembro, ouvimos com incómodo o plural «os CTTs», em vez da forma correta – «os CTT». Para quem esqueceu, repetimos: as siglas não devem pluralizar, como, aliás, se tem reiterado no Pelourinho.


 Nova atualização do consultório com uma resposta sobre a pronúncia dos ii no substantivo probabilidade, algumas reflexões sobre a regência de amnistia/anistia e uma dúvida que partilhamos: mas afinal donde virá o nome Orvídia?


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 20 de setembro, às 13h, na RDP África (com repetição no sábado, dia 21, depois do noticiário das 9h00), dá relevo a uma entrevista a António Avelar, coordenador dos Cursos de Português (Língua Estrangeira) (PLE) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), sobre o aumento da procura desses cursos de português no verão de 2013; espaço ainda para uma evocação do poeta moçambicano Craveirinha (1922-2003). No Páginas de Português de domingo, 22 de setembro, às 17h00 na Antena 2, além de se falar igualmente dos cursos de PLE na FLUL, incluem-se as rubricas Palavrose, com Ana Martins (Ciberescola), e Ciberdúvidas Responde, com a nossa colaboradora Sandra Duarte Tavares.


 Clicar no botão «Faça aqui o seu donativo» é quanto basta para dar o seu contributo a este serviço, gratuito e de livre acesso, destinado ao esclarecimento, ao debate e à divulgação de temas da língua portuguesa no mundo (mais informações aqui). O Ciberdúvidas também conta com a sua ajuda. Os nossos antecipados agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos