ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Unidade e diversidade da língua – até nos erros

Assinale-se um pequeno artigo da Universia Brasil sobre os sete erros a evitar pelos alunos brasileiros na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a realizar em 26 e 27 de outubro de 2013. São eles, a saber: o uso da crase (p. ex., a contração à); a colocação da vírgula; a confusão entre mas e mais; os homófonos (p. ex., conselho vs. concelho); a troca de onde por aonde; o verbo haver, no sentido de «existir»; e a ocorrência de mim por eu. Refira-se que, de entre estes sete pontos críticos, dois parecem específicos do português brasileiro (mas/mais e eu/mim), pois geralmente não se verificam em Portugal. E nos outros países onde o português é a língua do sistema de ensino?


 

Mea culpa não é latim para «meia culpa», sublinha Paulo J. S. Barata em novo texto disponível no Pelourinho. A língua latina igualmente tem lugar no consultório, com uma resposta de Gonçalo Neves, que, muito generosamente, volta a colaborar com o Ciberdúvidas: que significa e como se pronuncia ex post facto? A explicação de outros temas abordados: os gentílicos, a grafia de palavras derivadas e as interjeições. E uma pergunta para refletir: se, com a aplicação do novo acordo ortográfico, decepção passa a deceção em Portugal, será que Angola terá de fazer o mesmo, apesar aí se pronunciar "decepção", com p? Finalmente, na rubrica O Nosso Idioma, mais uma crónica de Edno Pimentel sobre os usos do português de Angola (texto original publicado no semanário Nova Gazeta de 19/09/2013).

Como sempre, os conteúdos aqui em linha estão acessíveis pelo Facebook e numa aplicação para smartphones.


Em foco no programa Língua de Todos de sexta-feira, 20 de setembro, às 13h, na RDP África (com repetição no sábado, dia 21, depois do noticiário das 9h00): o aumento, no verão de 2013, da procura dos cursos de Português-Língua Estrangeira (PLE) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); e a figura do poeta moçambicano Craveirinha (1922-2003). No Páginas de Português de domingo, 22 de setembro, às 17h00 na Antena 2, os cursos de PLE na FLUL também são tema, entre as rubricas Palavrose, com Ana Martins (Ciberescola), e Ciberdúvidas Responde, com a nossa colaboradora Sandra Duarte Tavares.


Um espaço como este, gratuito e de livre acesso, dedicado à língua portuguesa, não dispensa o contributo dos seus consulentes. Saiba como ajudar o Ciberdúvidas, premindo o botão «Faça o seu donativo» (em cima, à direita; mais informações aqui). Os nossos agradecimentos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos