ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Conferência em Lisboa sobre o futuro da nossa língua comum

Em Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro de 2013, realiza-se a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, organizada pelo Camões, IP, pela CPLP (através das suas Representações Permanentes e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP), pelas Faculdades de Letras das Universidades de Lisboa, de Coimbra, do Porto e pela Universidade Nova de Lisboa. Este acontecimento, subordinado ao tema “Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação”, reúne grande número de académicos dos países de língua portuguesa, com o propósito de «refletir acerca do Plano de Ação de Brasília, traçar os pontos de situação relativamente à sua implementação e [...] conhecer perspetivas e projetar ações atinentes à relação entre a língua portuguesa e a divulgação do conhecimento e da inovação por todo o mundo» (conforme se pode ler na página inicial do sítio da conferência).

Entre as várias sessões de debate (consultar programa provisório), é de salientar a dedicada aos vocabulários ortográficos nacionais e ao Vocabulário Ortográfico Comum, com coordenação de Gilvan Müller de Oliveira, diretor executivo do IILP. Assinale-se ainda que Ana Martins, coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, sítio associado ao Ciberdúvidas, está também presente com uma comunicação (ver aqui).

Noticia desenvolvida também no "Jornal de Angola" deste mesmo dia.


Nova atualização do consultório com perguntas sobre regências, funções sintáticas e género gramatical. Estes e outros conteúdos estão igualmente disponíveis pelo Facebook e através de uma aplicação para smartphones.


Apesar das numerosas dificuldades que pontuam o seu percurso de 16 anos, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, como espaço de esclarecimento e discussão de questões da língua portuguesa, tem conseguido manter este serviço gratuito e de livre acesso também graças ao apoio imprescindível dos seus utilizadores. Para ajudar, basta carregar no botão «Faça o seu donativo» (em cima, à direita; mais informação aqui). Agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos