ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Cantar a gramática

 A terminologia gramatical ocasiona grandes discussões, mas os Deolinda decidiram pôr os pronomes pessoais a cantar pela voz de Ana Bacalhau, vocalista deste grupo musical português. Aqui fica um registo da canção, intitulada Concordância (álbum Mundo Pequenino, de 2013).

 

 


 

Além das aulas particulares já aqui anunciadas, a Ciberescola da Língua Portuguesa disponibiliza nos Cibercursos um conjunto de testes diagnósticos, de acesso livre e gratuito, destinados a avaliar o nível de proficiência linguística dos aprendentes antes de se integrarem num curso de Português Língua Estrangeira. Os materiais estão divididos em três níveis – elementar, intermédio e avançado – e cobrem as áreas da leitura, compreensão do oral, vocabulário e gramática.


Porque será que os habitantes de Setúbal «carregam nos erres»? É uma das perguntas feitas no consultório, onde ainda se esclarecem dúvidas quanto à origem do conceito de presentismo, à designação da mulher do soba, à diferença entre carcinógeno e carcinogéneo e à etimologia da palavra tesouro. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata, a propósito de um incidente num recinto desportivo que teve lugar recentemente em Portugal, aborda três problemas relacionados com o verbo desapertar. Em O Nosso Idioma, o professor Edno Pimentel comenta o hábito, em Angola, de atribuir alcunhas a certos modelos de carros.

Como sempre, todas as atualizações disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 27 de setembro (RDP África, 13h00*, com repetição no sábado, dia 28, depois do jornal das 9h00), a atriz portuguesa Maria João Vicente fala acerca do Festival de Teatro de Língua Portuguesa. No Páginas de Português de domingo, 29 de setembro (Antena 2*, 17h00), propõe-se uma conversa com Maria Regina Rocha sobre os manuais escolares adotados no presente ano letivo em Portugal; espaço também para as rubricas Palavrose, apresentada por Ana Sousa Martins, e Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares. Ambos os programas evocam o poeta António Ramos Rosa, recentemente falecido, recordando a sua obra através da leitura de alguns dos seus textos mais conhecidos.

* Hora de Portugal continental.


Reiteramos os nossos agradecimentos pelos contributos de vários consulentes. que entenderam ajudar o Ciberdúvidas a manter este serviço em prol da língua portuguesa. Mais poderão juntar-se a movimento: para saber como, basta premir o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui). 

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 27/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos