ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras medievais

Diz-se que Portugal é, entre os Estados europeus, um dos mais homogéneos cultural e linguisticamente, bem como o que tem tido fronteiras mais estáveis ao longo da sua história. Contudo, a língua que aí se desenvolveu na Idade Média, para ser hoje o português, guarda uma dupla herança – românica e árabe, cristã e islâmica –, como aconteceu noutras regiões da Península Ibérica. A propósito deste tema, no consultório é comentada a palavra Cister, nome de uma ordem religiosa que trouxe gentes e saberes de além-Pirenéus a partir de meados do século XII; e revela-se que a denominação de uma peça de roupa interior oculta a marca indelével do mundo árabe. De regresso à contemporaneidade, entre as respostas deste dia, analisa-se morfologicamente a palavra sul-americano.


Uma dúvida também antiga: não será ilógica e, portanto, incorreta a expressão «espaço de tempo»? Um consulente acha que sim, mas D'Silvas Filho atesta a correção de tal uso, num post scriptum recente a uma resposta em arquivo.


Na Ciberescola e nos Cibercursos da Língua Portuguesa, continuam abertas as inscrições para aulas particulares de Português Língua Estrangeira, em todos os níveis de proficiência linguística do Quadro Europeu Comum de Referência. Trata-se de aulas em linha, destinadas a quem não tem o português como língua materna e procura melhorar as suas competências (toda a informação aqui).

Também prossegue o Programa de Aprendizagem Colaborativa/ Tandem Learning Programme (informação em inglês aqui), contando, até este momento, com 187 inscrições.


Interessa-se pela nossa língua comum? Quer saber mais sobre a sua história? Quer discutir o seu presente e o seu futuro? Junte-se aos amigos do Ciberdúvidas e ajude este serviço a manter-se gratuito e de acesso livre. Para saber como, prima o botão «Faça aqui o seu donativo» (em cima, à direita; mais informação aqui). Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/09/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos