ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Étimos, hífenes e particípios passados

Terão neve e nevoeiro a mesma origem? Usa-se hífen com os prefixos ex- e sub-? «Tinha pego» e «terão chego» são formas corretas da flexão dos verbos pegar e chegar?

A atualização do consultório dá as respostas, também disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones.


 Recordamos que, na Ciberescola e nos Cibercursos da Língua Portuguesa, se mantém o Programa de Aprendizagem Colaborativa/Tandem Learning Programme, contando, até este momento, com 187 inscrições (consulte informação em português e inglês). E também continuam abertas as inscrições para aulas particulares de Português Língua Estrangeira, em todos os níveis de proficiência linguística do Quadro Europeu Comum de Referência. Trata-se de aulas em linha para quem não tem o português como língua materna e procura melhorar as suas competências (toda a informação aqui).


  Há mais de 16 anos que este serviço gratuito e de acesso livre vai ao encontro de todos quantos, por esse mundo fora, gostam e querem saber sempre mais sobre a lingua portuguesa, idioma oficial de oito povos. Para nos ajudar a prossegui-lo basta carregar-se no botão «Faça o seu donativo» (em cima, à direita; mais informação aqui). Os nossos agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos