ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Nova gramática da língua portuguesa apresentada em Lisboa

Noticia-se a primeira apresentação pública da Gramática do Português no dia 28 de outubro, pelas 11h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Conferência Internacional de Educação 2013 – O Livro e a Leitura, Desafios da Era Digital. Este trabalho, coordenado pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e pela referida fundação, vai também marcar presença na Reitoria da Universidade de Lisboa durante a 2.ª Conferência Língua Portuguesa no Sistema Mundial.


Outros acontecimentos calendarizados:

– em 7 de outubro, o lançamento do Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa, do poeta e arabista Adalberto Alves, no Palácio Foz, em Lisboa;

– na mesma data, até 8 de outubro, a conferência internacional Dicionários Que não Existem na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (lista de participantes e comunicações aqui).


Uma tem forma arcaica ainda viva em certos dialetos do português (também em galego, geralmente com a grafia unha). O aposto (ou modificador apositivo) pode fazer parte do sujeito ou do complemento direto. Um complemento verbal, introduzido por preposição e não substituível por lhe, é um complemento oblíquo. É o que os nossos consulentes podem saber pela nova atualização do consultório, também disponível no Facebook e por uma aplicação para smartphones.


 Um serviço sem fins lucrativos, gratuito e de livre acesso, não dispensa o contributo dos seus consulentes. Como ajudar, então, o Ciberdúvidas a continuar como espaço de informação, esclarecimento e debate à volta da língua portuguesa? Muito simples... Basta clicar no botão "Faça aqui o seu donativo" (em cima, à direita; mais informação aqui). Os nossos  agradecimentos pela generosidade.

??

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 02/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos