ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O bilinguismo como vantagem cognitiva

Numa sociedade globalizada, onde os contactos entre pessoas são recorrentes, a aprendizagem de línguas estrangeiras é uma atividade em crescimento. Vários são os motivos para as aprender, e as vantagens, essas, não se esgotam nas suas aplicações práticas. Recentemente, um estudo realizado na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona (Espanha), demonstrou a importância da aprendizagem de línguas no desenvolvimento cognitivo dos mais jovens. O processamento da linguagem no cérebro de um falante bilingue tem uma influência positiva no seu desenvolvimento, por comparação com o falante monolingue.

De entre as línguas estrangeiras mais estudadas atualmente, o português é uma das que têm procura mais significativa. Nesse sentido, os Cibercursos da Língua Portuguesa disponibilizam um conjunto de materiais de aprendizagem, aulas particulares, testes diagnósticos e um programa de aprendizagem colaborativa. Todos estes recursos, disponíveis na rede, são de acesso livre e universal. Recorde-se, ainda, os resultados do primeiro ano de atividade da Ciberescola da Língua Portuguesa junto de alunos do ensino básico em Portugal.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 4 de outubro (às 13h00*, na RDP África; com repetição no sábado, dia 5, depois do noticiário das 9h00), Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas, esclarece dúvidas recorrentes: intoxicação, ou “intochicação”? Traz, ou trásOnde, ou aonde? E há regras para o uso do verbo haver? O Páginas de Português, na edição de domingo, 6 de outubro (às 17h00*, na Antena 2), convida o professor Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, para uma conversa acerca da importância crescente da língua portuguesa no mundo; incluem-se ainda a rubrica Palavrose, de Ana Martins, e a leitura do poema Cântico Negro, de José Régio (1901-1969).


No consultório, analisam-se o tempo e o modo verbal pedidos pelo advérbio talvez, a expressão «varinha de condão» e ainda a grafia de multiusos/multiúsos. Todas as atualizações, como sempre, disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones.


O contributo dos quantos, por esse mundo fora, consultam regularmente este espaço de acesso gratuito e universal dedicado à língua comum de oito países, é absolutamente indispensável para a sua continuação, muito problemática pelas razões  já anteriormente expostas. Para esse apoio, que desde já muito agradecemos, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações em SOS Ciberdúvidas).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 03/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos