ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A literatura do Brasil em foco na Alemanha

Na Alemanha, a literatura em língua portuguesa é alvo da atenção que merece. De 8 a 13 de outubro, decorre a edição de 2013 da Feira do Livro de Frankfurt*, na qual o Brasil é país convidado. A cerimónia oficial de abertura foi preenchida pelo discurso do escritor brasileiro Luiz Ruffato (1961, Cataguases, Minas Gerais), que, comentando o tema das contradições da sociedade brasileira, sublinhou o papel transformador que a palavra literária tem no mundo (texto disponível aqui).

* Em português, apesar da disponibilidade da forma tradicional Francoforte, verifica-se que o uso tem imposto a forma alemã Frankfurt. Seguimos esta tendência, uma vez que a expressão «Feira do Livro de Francoforte» parece atualmente ausente do discurso da comunicação social e Frankfurt é como se nomeia a cidade em apreço noutras áreas profissionais (a de turismo e viagens, por exemplo).


 «Generalidades e culatras» é expressão referente a assuntos de pouca importância, conforme se revela na atualização do consultório. Espaço ainda para falar do uso do substantivo feição em locuções e da possibilidade de uma oração ter a função de predicativo do sujeito. Estes conteúdos estão acessíveis pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones.


 O fim do apoio mecenático da Fundação Vodafone Portugal – o último que ainda restava ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, depois da não renovação do patrocínio dos CTT, Correios de Portugal, há precisamente um ano – só veio agravar as condições de sustentabilidade deste projeto sem fins lucrativos. Seja-nos permitido, por isso, reiterar o apelo à generosidade de quantos, por esse mundo fora, gostam e se interessam pelas questões da lingua portuguesa em toda a sua pluralidade nacional e geográfica. Basta premir-se o botão «Faça aqui o seu donativo», em cima, à direita (mais informação nesta página). Os nossos antecipados agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos