ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Que perspetivas para o português de Angola?

«Ensinamos o português segundo a norma portuguesa, mas esta não consegue explicar as especificidades do nosso português. Há hoje uma série de dados. Há necessidade do levantamento de todas essas marcas e daí começar a pensar na norma do português de Angola.»

Assim se refere aos desafios enfrentados pela língua portuguesa em Angola a professora Amélia Mingas, decana da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto e antiga diretora do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (entre 2006 e 2010), numa entrevista conduzida pelo jornalista Edno Pimentel e publicada no semanário angolano Nova Gazeta (edição de 10/10/2013). Pelo seu interesse, este trabalho passa a estar também disponível nestas páginas, repartido pelas rubricas O Nosso Idioma e Diversidades.

No consultório, as respostas concentram-se na dificuldade em distinguir prefixos, falsos prefixos e radicais, retomando ainda o problema da forma tcheco, preferida no Brasil, mas rejeitada em Portugal e noutros países lusófonos, onde se escreve checo.

As atualizações do Ciberdúvidas podem ser igualmente consultadas no Facebook e através de uma aplicação para smartphones.


Realiza-se de 15 a 18 de outubro o 20.º Colóquio da Lusofonia, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, em Seia (Portugal). Esta iniciativa da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AICL), que tem por fundador e principal dinamizador Chrys Chrystello, conta nesta edição de 2013 com a presença de conhecidas figuras ligadas à promoção da língua portuguesa, como Evanildo Bechara (membro da Academia Brasileira de Letras), João Malaca Casteleiro (professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e D´Silvas Filho (Sociedade da Língua Portuguesa e consultor do Ciberdúvidas).


 Por razões já anteriormente expostas, os constrangimentos financeiros que comprometem a sustentabilidade do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa impõem a renovação do apelo ao contributo dos seus consulentes. Quem generosamente pretenda ajudar este serviço, gracioso e sem fins lucrativos, a suportar as atuais dificuldades poderá recolher toda a informação aqui e acionando o botão "Faça aqui o seu donativo" (em cima, à direita). Os nossos nossos agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos