ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Essa palavra saudade

Costuma dizer-se que a palavra saudade é intraduzível, mas o facto é que o complexo de emoções a que este substantivo faz referência também encontra expressão noutras línguas. A propósito deste tema, a rubrica O Nosso Idioma disponibiliza uma crónica do escritor e professor universitário Fernando Venâncio, que, indo da soidade galega à saudade lusófona, acaba por mostrar que os falantes de português estão mais acompanhados na solidão e na nostalgia do que imaginam (texto original publicado no número de setembro de 2013 da revista Ler). O consultório fica igualmente atualizado com a entrada de quatro novas respostas, que retomam tópicos sobre ortografia, concordância, negação e funções sintáticas.


 Entretanto, duas notícias que traduzem, felizmente, o interesse pela criação literária em Portugal:

– a atribuição do Prémio Leya de 2013 a Gabriela Ruivo Trindade, pelo romance Uma Outra Voz, que marca a estreia desta autora na vida literária e faz eco do passado português em África;

– um projeto de investigadores de Coimbra e Lisboa com vista à constituição de um arquivo digital hipermédia dedicado ao Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa.


 Como já aqui se explicou, o agravamento das dificuldades financeiras do Ciberdúvidas compromete a sua continuação como espaço de esclarecimento, informação e debate sobre questões da nossa língua comum. Para fazer face às despesas de manutenção deste projeto, é, portanto, vital o contributo dos seus consulentes, que, para ajudar, apenas têm de recolher toda a informação aqui e premir o botão "Faça aqui o seu donativo" (em cima, à direita). Desde já, os nossos agradecimentos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos