ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

No centenário de Vinicius de Moraes

Celebra-se no dia 19 de outubro de 2013 o centenário de Vinicius de Moraes (1913-1980), figura de primeiro plano da cultura brasileira contemporânea. Reconhecido enquanto poeta, compositor e diplomata, Vinicius, natural do Rio de Janeiro, é um dos principais artífices do sucesso que, a partir da década de 50, a bossa nova começou a granjear um pouco por todo o mundo. A boémia e uma vida amorosa intensa marcaram o percurso de Vinicius de Morais, que encetou diversas e prolíficas parcerias artísticas com outras figuras de vulto da cultura brasileira, entre as quais Tom Jobim e Toquinho. Celebremos nós também esta efeméride, recordando uma das suas mais famosas composições, Chega de Saudade.


Quanto a atualizações, no consultório, observam-se dúvidas relacionadas com a origem do topónimo Migalhó, o estrangeirismo buonismo – de origem italiana –, o género de aiurveda e, por fim, as grafias de cartunista e de meia-diária. Na rubrica Nosso Idioma, fica em linha mais uma crónica de Edno Pimentel à volta dos usos do português em Angola: desta vez sobre a coocorrência redundante das conjunções mas e contudo.


 

No programa Língua de Todos de sexta-feira, 18 de outubro (às 13h45*, na RDP África; com repetição no sábado, 19 de outubro, depois do noticiário das 9h00), uma conversa com Jorge Rangel, a propósito do crescente interesse da China na língua portuguesa. O Páginas de Português de domingo, 20 de outubro (às 17h00*, na Antena 2), é dedicado às variações linguísticas da língua portuguesa em África, com a presença da professora Nélia Alexandre. Espaço ainda para as rubricas Palavrose, de Ana Sousa Martins, e Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.

* Hora de Portugal continental.


Quem nos consulta regularmente sabe as razões acrescidas da campanha SOS Ciberdúvidas. Para a sua participação basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Com os devidos agradecimentos pela generosidade de quantos já a subscreveram, deixamos  nesta ligação as suplementares informações para o apoio aos custos de manutenção do serviço que aqui se presta, gracioso e de acesso universal.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos