ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Vítimas do hadem

Os erros que afetam o emprego do verbo haver estão de tal modo enraizados, que, inesperadamente, acabam por atraiçoar diferentes figuras públicas nos piores momentos. A propósito de tal situação, Pedro Mateus mostra aos incautos, num novo texto disponível no Pelourinho, como todo o cuidado é pouco com o barbarismo "hadem", autêntica palavra maldita, que, infelizmente, muitas vezes ocorre na oralidade em lugar da forma correta, «hão de» (já sem hífen, conforme o Acordo Ortográfico de 1990). Ainda sobre questões de norma, no consultório dedica-se especial atenção à regência verbal e às dificuldades encontradas pelo aportuguesamento de topónimos estrangeiros muito pouco usados, além de se comentar um provérbio.


Duas notícias com interesse para a promoção institucional do português:

– em 19 de outubro 2013, no Consulado Geral de Portugal em Toronto, no Canadá, a cerimónia de entrega dos primeiros certificados de conhecimentos de língua portuguesa, no contexto do novo processo de reconhecimento das aprendizagens dos alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), pelo Estado português (mais informação sobre este assunto aqui);

– de 5 a 7 de novembro de 2013, na Universidade Lusófona, em Lisboa, a realização conjunta do VI Congresso Internacional da África Lusófona e do I Encontro da África Global com um programa que tem por objetivo discutir questões atuais das sociedades africanas, lusófonas e não lusófonas, bem como temas da sua historiografia.


Entretanto, recordamos que continuam abertas as inscrições nas aulas individuais de Português Língua Estrangeira (classes of Portuguese as Foreign Language), promovidas pela Ciberescola da Língua Portuguesa/Cibercursos. Igualmente disponíveis se mantêm o Programa de Aprendizagem Colaborativa (Tandem Learning Programme) e vários testes diagnósticos destinados a falantes não nativos de português.


O futuro deste espaço consagrado à língua portuguesa depende também dos seus consulentes, a quem basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita) para se juntarem à campanha SOS Ciberdúvidas. Agradecimentos renovados a quantos entendem ajudar o serviço aqui prestado, de acesso universal e sem fins lucrativos, a prosseguir e a enfrentar as dificuldades já noticiadas.

Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 21/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos