ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O mundo da moda em "portinglês"

Nas situações de contacto de qualquer comunidade com uma cultura e um idioma estrangeiros que sobre ela exercem algum tipo de hegemonia, surgem diferentes fenómenos de mistura de códigos, sendo o mais frequente a profusão de empréstimos, sobretudo vocabulares, mais ou menos adaptados à língua de acolhimento. No contexto da relação do português com o inglês, fala-se, por exemplo, do "portinglês"*, que tem presença insistente na área da moda, como evidencia Paulo J. S. Barata em mais um texto disponível no Pelourinho, a propósito dos anglicismos de uma reportagem televisiva transmitida em Portugal. De desvios linguísticos no português de Angola, discorre Edno Pimentel na rubrica O Nosso Idioma (texto original publicado no jornal angolano Nova Gazeta, de 24/10/2013), apresentando a forma incorreta "discutissão" (ou "discutição") que alguns falantes usam em lugar de discussão. Finalmente, no consultório, a sintaxe, a semântica, o léxico e a ortografia do português são os temas abordados nas sete novas respostas em linha desde esta data. Estes conteúdos estão disponíveis numa aplicação para smartphones.

*Tal como "portinglês", há outras designações pitorescas, ao que parece, nenhuma dicionarizada.


 Os programas radiofónicos Língua de Todos, de 25 de outubro (às 13h45*, na RDP África, com repetição no sábado, 26 de outubro, a seguir ao noticiário das 09h00*), e Páginas de Português de domingo, 27 de outubro (às 17h00*, na Antena 2), dão relevo à realização da II Conferência da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, de 29 a 31 de outubro, em Lisboa; espaço ainda para as rubricas Palavrose, de Ana Sousa Martins, e Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.

* Hora de Portugal continental.


 A viabilização deste projeto consagrado à língua comum de oito países, pelas acrescidas razões já anteriormente enunciadas, passa pela resposta positiva à campanha SOS Ciberdúvidas. A todos os consulentes que já deram ou que vierem a prestar o seu generoso contributo deixamos aqui os devidos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 25/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos