ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

300 milhões a falar português

A comunidade de falantes de língua portuguesa não para de crescer, estimando-se que dentro de dez anos alcance os 300 milhões. Acresce à dimensão demográfica a força económica de alguns dos países onde a língua se fala e tem estatuto oficial. São estas as perspetivas para o amplo debate promovido pela 2.ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, realizada em 29 e 30 de outubro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. A preocupação dominante dos trabalhos é a afirmação do português em organismos internacionais, na divulgação científica e na comunicação digital. Este acontecimento foi registado em vídeo, por iniciativa do Observatório da Língua Portuguesa.


Entre as diferentes sessões incluídas no referido encontro, é de salientar a que tem por tema os Vocabulários Ortográficos e a implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Trata-se da sessão 10, onde, com a coordenação de Gilvan Müller de Oliveira, diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), se pretende fazer um balanço do processo de elaboração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais e do tão esperado Vocabulário Ortográfico Comum.

São ainda de relevar as sessões dedicadas ao ensino da língua, tendo especial importância o lançamento neste dia do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira. Finalmente, a Ciberescola da Língua Portuguesa marca também presença com a sua coordenadora, Ana Sousa Martins, que, sobre este projeto, apresenta uma comunicação intitulada "Reconfiguração do ensino de línguas pela ação das novas tecnologias: um exemplo aplicado ao português".


 O português tem palavras com origem no umbundo, uma das línguas bantas faladas em Angola? Pode-se falar de irregularidade a respeito da conjugação dos verbos chegar e caçar? Como terá surgido o substantivo papagaio ? O consultório tem as respostas.


 Como já aqui foi noticiado, a manutenção deste serviço sem fins lucrativos, consagrado à  língua comum de oito países, não dispensa o contributo dos seus consulentes. Renovamos, por isso, o apelo à participação na campanha SOS Ciberdúvidas, deixando, desde já, um agradecimento a quantos a ela aderirem.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/10/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos