ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras estrangeiras, é evitá-las?

Será que todos os estrangeirismos são um atentado à integridade da língua? Em artigo publicado na revista brasileira Língua Portuguesa, com o título Patriotismo linguístico, o etimologista Mário Viaro sintetiza a história do léxico português, para depois salientar o contributo das comunidades de imigrantes (italianos, espanhóis, alemães, sírio-libaneses, japoneses) para a sociedade multicultural do Brasil. A conclusão de Viaro surpreende por polémica, apesar de interpretável como apelo a uma norma mais refletida: «Conhecer essas múltiplas facetas da sociedade brasileira e descrever sua expressão linguística são passos metodológicos dos quais a etimologia da língua portuguesa não pode prescindir e algo muito mais interessante do que a pregação demagógica e irrefletida do normativismo, que, ao fim e ao cabo, se revela sem brilho, sem graça, estéril e niveladora.»


A propósito de norma e dos seus desvios no português de Angola, a rubrica O Nosso Idioma disponibiliza uma nova crónica de Edno Pimentel sobre a forma "imbico", que ocorre em lugar de umbigo, e o uso de nascer como verbo transitivo (texto original saído no semanário angolano Nova Gazeta em 31/10/2013). No consultório, mantém-se o mote da diversidade, com perguntas provenientes do Brasil, da Galiza e de Portugal.


Aprender português não requer apenas destreza gramatical; exige um contacto precoce com as culturas veiculadas pelo idioma, sobretudo com a literatura e os seus clássicos. Tal foi objetivo de Ana Sousa Martins, coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, ao retextualizar Amor de Perdição, a célebre novela de Camilo Castelo Branco (1825-1890), para a tornar acessível aos estudantes de Português Língua Estrangeira. Sobre este trabalho – Amor de Perdição - versão adaptada, nível A2, Lidel-Edições Técnicas, 2012 –, escutem-se as palavras da autora em entrevista dada ao programa Páginas de Português, da Antena 2 (registos áudio 1 e 2).


 Os programas radiofónicos Língua de Todos (sexta-feira, 1 de novembro, às 13h45*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 9h00*) e Páginas de Português (domingo, 3 de novembro, às 17h00*, na Antena 2) focam a realização em Lisboa da 2.ª Conferência da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, onde, entre numerosos temas, houve espaço para debater o Vocabulário Ortográfico Comum e apresentar o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira.

* Hora de Portugal continental

Subscrever a campanha SOS Ciberdúvidas é viabilizar este projeto, de livre acesso e sem fins lucrativos, que há 16 anos se dedica a divulgar, esclarecer e debater os mais variados temas da língua portuguesa, em toda a sua diversidade geográfica. Desde já, os nossos agradecimentos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos