ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Cuidado com as vogais (átonas)!

Sofala MatolaPode afirmar-se que a maneira de pronunciar as vogais em sílaba não acentuada (átona) é factor de contraste no mundo de língua portuguesa. Atualmente, distinguem-se dois padrões: o brasileiro, de vocalismo normalmente bem audível, apesar de variações regionais; e o europeu, cujas vogais nessa posição parecem sussurradas por efeito da sua neutralização, padrão este que, de forma mais ou menos aproximada, tem sido seguido noutros países onde o idioma tem estatuto oficial. Assinale-se, portanto, o caso dos topónimos moçambicanos Sofala e Matola, os quais, projetados por acontecimentos infelizes para os noticiários ouvidos em Portugal, agora soam como "Sòfala" e "Màtola", com vogais abertas pré-tónicas. No português europeu, as características desta variedade e a sua história não justificam tais vogais abertas (há exceções), pelo que se recomenda dizer-se "Sufala", com o som "u" de mural, e "Mâtóla", com o som "a" da última sílaba de chora.


vogal ditongo português alfabeto fonético APIAinda a propósito de vogais, disponibiliza a rubrica O Nosso Idioma um novo texto de Paulo Barata, que mostra como a emoção duma reportagem em direto pode devolver um jornalista às suas raízes dialetais (na imagem à direita a transcrição fonética da palavra muito). Por seu lado, o consultório centra-se nos verbos, em particular, na sua sintaxe e na história da sua flexão. Estas e outras respostas podem ser também consultadas numa aplicação para smartphones.


Portuguese language foreign classes courses teachinh Fremdsprache lengua extranjera langue étrangèreMantêm-se abertas as inscrições nos cursos em linha de Português Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language) promovidos pela Ciberescola da Língua Portuguesa e pelo sítio associado Cibercursos. Mais informação na respetiva página no Facebook e na rubrica Ensino.

 


ajuda SOS Ciberdúvidas serviço gratuito

Um apelo renovado a quantos se interessam pelos diferentes temas da língua portuguesa: ajudem a manutenção do Ciberdúvidas, de modo a viabilizá-lo como serviço gracioso e de livre acesso. A todos, os nossos agradecimentos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 06/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos