ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras que vêm de longe

etimologia português

Esquecemo-nos frequentemente de que as palavras do português têm histórias díspares que são, afinal, o reflexo do percurso das nações que o usam. A herança linguística dos Romanos explica, por exemplo, que o vocábulo urso compartilhe a mesma raiz com o arménio arj, idioma também pertencente à família indo-europeia. Mas foi o contacto direto com a China que levou os Portugueses de Quinhentos a dizer chá, em vez de algo mais parecido com o espanhol ou o tea inglês. Para estas e outras curiosidades remete uma página sobre áreas etimológicas na Europa e no Mediterrâneo, a qual, apesar de escrita em inglês, é suficientemente acessível para a recomendarmos como um primeiro contacto com as origens do léxico do português.


Ainda a propósito de história e formação de palavras, o consultório comenta o termo médico taquicardia e o prefixo de origem grega meta-, além de esclarecer uma dúvida de análise sintática.


Portuguese foreign language lessons classes

Os Cibercursos da Língua Portuguesa continuam a desenvolver o programa de Aprendizagem Colaborativa (Tandem Language Learning Programme), convidando todos os interessados a divulgarem esta iniciativa. Mais informação na rubrica Ensino.


Ajudar o Ciberdúvidas é viabilizar um serviço gratuito e de livre acesso, que vai ao encontro de quantos, por este mundo fora,  gostam e querem saber sempre mais sobre a  língua portuguesa. Aos nossos consulentes, o nosso obrigado por todos os generosos contributos que entenderem enviar. 

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos