ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Grafias rebeldes

Há topónimos cuja escrita escapa totalmente ao controlo da norma nacional por questões de identidade e política regionais. Em Portugal, ficou famoso o caso de Rans, antes Rãs, freguesia de Penafiel, no distrito do Porto, recuperando uma forma anterior à implantação da República, à revelia da ortografia mais recente. E no Brasil? Há casos muito mais notáveis, sendo um deles Bahia: o Formulário Ortográfico de 1943 abria uma exceção para esta grafia, que, mesmo hoje, continua a ser usada oficialmente. É, pois, neste contexto que uma das novas respostas discute a legitimidade da forma escrita de outro topónimo brasileiro: trata-se de Paraty, que deveria ser Parati, mas guarda ciosamente o particularismo desse y como toque de distinção em terras de Vera Cruz. Ainda no consultório, retomam-se os temas das maiúsculas iniciais e da boa formação de palavras.


Recordamos que a Ciberescola da Língua Portuguesa e o sítio associado Cibercursos mantêm abertas as inscrições em cursos individuais de Português Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language), além de disponibilizarem gratuitamente recursos diversificados para o ensino-aprendizagem do idioma. Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


 Voltamos a apelar a quantos nos consultam para apoiarem a manutenção do serviço prestado pelo Ciberdúvidas. Os seus contributos, que desde já agradecemos, são essenciais para todos continuarmos aqui a falar livremente da língua portuguesa na sua diversidade.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos